PROJETO DE VIDA

A promulgação da BNCC (2017) traz a tona uma antiga discussão sobre a importância de trazer para o currículo aspectos que até então estavam negligenciados pela estrutura oficial da escola. Questões relativas à existência (sentido da vida), ao socioemocional (inteligência emocional e as relações humanas) e a elaboração de projetos de vida são temáticas que emergem por meio de habilidades e competências que em muito ultrapassam o antigo conteudismo, deixando para trás a educação marcada pela memorização e pela informação, dando lugar uma proposta de educação integral (completa), que colabore para a formação de pessoas mais completas, que não apenas tenham conhecimento e técnicas, mas que saibam o que fazer com isso em suas vidas, colaborando para um mundo melhor. O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar e conceber o que está por vir. As escolhas dos estudantes decorrem de influências intrínsecas e/ou extrínsecas e, no que tange ao apoio da escola, do compromisso de seus atores com a ética, a ciência tanto pode atender aos interesses mercadológicos, estando a serviço do consumo desenfreado, da competitividade e das guerras, quanto do coletivo, visando a paz, a lucidez e o bem comum. Nesse sentido, o presente curso apresenta-se como uma proposta de qualificação totalmente comprometida com os conceitos, valores e princípios expressos na BNCC e nos currículos estaduais para o desenvolvimento de habilidades e competências que auxiliem o estudante a desenvolver seu projeto de vida, seja por meio de uma disciplina específica ou de forma transversal.