Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade do Sertão Central é formada pela comunidade de professores, estudantes e técnico-administrativos da FASEC, e por membros da sociedade civil. Portanto, a CPA deve contar, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também, da sociedade civil organizada. A CPA é composta por um grupo de pessoas capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo. Fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Finalidade e Objetivos

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade do Sertão Central tem por finalidade coordenar a AUTOAVALIAÇÃO Institucional da FASEC, a qual tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas de suas deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade. Identificando as fragilidades e as potencialidades da instituição nas dez dimensões previstas em lei,a autoavaliação é um importante instrumento para a tomada de decisões e dela resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões, o qual se mostrará um instrumento apto à superação dos problemas identificados.

A autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimentos sobre sua realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Auto Avaliação

A auto avaliação é um dos processos que compõem o Programa de Avaliação Institucional da FASEC.

Conheça o SINAES

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA atua de forma autônoma em relação aos Conselhos e demais órgãos colegiados da FASEC, devendo conduzir a avaliação institucional a partir da análise das dez dimensões estipuladas no art. 3º da Lei 10.861/04:

-Missão e o plano de desenvolvimento institucional;
-Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
-Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
-Comunicação com a sociedade;
-Políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
-Organização e gestão da instituição, sua relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
-Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
-Planejamento e avaliação, processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
-Políticas de atendimento aos estudantes;
-Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e representante da e da sociedade civil organizada, impõe-se ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades:

02 (dois) Representantes dos Docentes, indicado pelos seus pares;
02 (dois) Representantes dos Técnico-Administrativos, indicados pelos seus pares;
02 (dois) Representantes dos Discentes, indicados pelos seus pares;
02 (dois) Representantes da Sociedade Civil Organizada, indicados pela Mantenedora.

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR