SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção, autorregulação (comportamentos de risco) e funções executivas (tomada de decisão, planejamento, raciocínio lógico, entre outros), a fim de melhorar e instrumentalizar a prática dos profissionais que atuam no contexto educacional. Contribuir no processo de ensino e aprendizagem, como uma possibilidade de aproximar as descobertas sobre as funções cerebrais que interferem na cognição; Explorar determinadas características do funcionamento cerebral em diferentes contextos de ensino.

Público Alvo

Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, filósofos, professores de diferentes campos do conhecimento e outros profissionais da educação (diretores, coordenadores, orientadores educacionais).

Estrutura Escolar

1. INTRODUÇÃO AO EAD– 15h/a
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO- 20 h/a
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR– 20h/a
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL– 15h/a
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.
6. NEUROBIOLOGIA – 25h/a
Introdução ao estudo do sistema nervoso central, Neuroanatomia Funcional básica. Desenvolvimento do sistema nervoso. Neuroplasticidade.
7. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO I – Introdução – – 40h/a
História da Neurociência. Neuropsicologia, Neuroeducação e Neuropsicopedagogia. Análise das discussões sobre o objeto e o campo de atuação. Bases anatômicas e fisiológicas do Sistema Nervoso; Estrutura do neurônio e sinalização neuronal; Mecanismos excitatórios e inibitórios; Estruturas corticais e subcorticais e suas funções; Neuroplasticidade
8. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO II – 40h/a
O sistema nervoso e os órgãos dos sentidos (anatomia/fisiologia). Centros nervosos da aprendizagem e da memória. Centros nervosos da comunicação verbal e escrita. Prontidão para a aprendizagem. Normalidade e anormalidade psíquica. Desenvolvimento somáticopsíquico na infância e na adolescência.

9. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO III – 45h/a
O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos conhecimento básico do processo de aprendizagem e memorização de informações. Relacionar o conhecimento básico das estruturas cerebrais, suas origens e suas funções à aprendizagem e formação das memórias para a melhoria do rendimento acadêmico. Aprender a utilizar as informações sobre o sistema nervoso em sala de aula no ensino, criando estratégias de aprendizado. Aplicar as estratégicas neuroeducacionais nos estudos para melhoria do rendimento acadêmico dos alunos.

10. INTRODUÇÃO A NEUROPSICOPEDAGOGIA – 40h/a
História da educação no Brasil e Políticas Educacionais . Planejamento de Intervenção e Atividades Interventivas. Avaliação e Intervenção em Linguagem – Leitura e Escrita. Avaliação e Intervenção Psicomotora. Avaliação e Intervenção das Emoções e Comportamentos . Avaliação e Intervenção em Linguagem em Matemática. Avaliação e Intervenção das Funções Executivas. Neurofarmacologia e suas Implicações na Aprendizagem. Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência. O Impacto do Sono na Aprendizagem.
11. PSICOMOTRICIDADE E DISTÚRBIOS PSICOMOTORES– 40h/a
A Psicomotricidade, conceito e áreas de atuação. O Desenvolvimento Motor e as áreas da Psicomotricidade. Distúrbios Psicomotores. Taxonomia Motora aplicada a crianças de 02 a 06 anos. Evolução Psicomotora dos 03 aos 06 anos. Educação Psicomotora na idade PréEscolar. Atividades e exercícios psicomotores. O Exame Psicomotor.
12. NEUROPSICOPEDAGOGIA CLINICA 40h/a
Conceito de Neuropsicopedagogia Clínica. Atendimento Neuropsicopedagógico e Anamnese. Laboratório Neuropsicopedagógico – Testes e Escalas quantitativos e qualitativos. Laboratório Neuropsicopedagógico – Intervenções através de Jogos.
13. ESTUDOS DO COMPORTAMENTO – 40h/a
Estudar as teorias da Psicanálise de da Psicologia Analítica. Desvendar os mapas que representam a visão de cada escola. Associar esse conhecimento ao ambiente educacional e elencar os benefícios que essas escolas podem trazer para a prática de sala de aula.
14. NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL -40H/A
Pensando a escola como instituição. Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional. Contribuições da psicopedagogia na relação educador/educando. Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola. Interação em equipe multidisciplinar. Formação docente para a Diversidade. Novas tecnologias na educação e tecnologias assistivas.
15. MÚSICA E NEUROCIÊNCIA – 40h/a
Apresentação dos estudos neurocientíficos que relacionam a música como uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento da aprendizagem.
16. ÉTICA E BIOÉTICA – 30H
Ética, Moral e Direito. Princípios Éticos e Justiça. Bioética e Direitos Humanos. Códigos De Ética E De Conduta Profissional. Responsabilidade Social e Ética. Introdução a Alguns Dilemas Éticos em Saúde.
17. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*

Carga Horaria total: 495h/a

Deseja mais informações?
Skip to content