SOBRE O CURSO

No Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, o profissional da educação encontra todo conteúdo necessário para realizar sua preparação para atuar, eficientemente, nessa área, por meio da formação continuada que promove a atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico como o currículo, o planejamento, os métodos de ensino, a avaliação da aprendizagem e a recuperação e adequação dos estudos. O Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento visa o aperfeiçoamento do conhecimento e a produção acadêmica no campo pesquisa e da prática docente pesquisa em Alfabetização e Letramento.

PÚBLICO ALVO

Professores licenciados em Letras, em pedagogia ou normal superior; professores da educação básica; gestores escolares, entre outros profissionais.

ESTRUTURA CURRICULAR

1. INTRODUÇÃO AO EAD – 15h/a

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20 h/a
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – 20h/a
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL– 15h/a

Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.
6. DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL – 40h/a
Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.
7. LÍNGUA DE SINAIS – 40h/a
LIBRAS, sua importância como primeira língua ao povo surdo. As fases que antecedem ao bilinguismo: oralismo e comunicação total. A declaração de Salamanca: direito de educação para todos, em especial ao respeito às peculiaridades das pessoas com necessidades especiais. A inclusão no ambiente escolar no Brasil. A importância do intérprete de LIBRAS. A informática como aliada à educação de surdos. A oficialização de LIBRAS pela comunidade surda no Brasil: mudança de paradigmas (da visão clínica-patológica à cultura surda). Os surdos no mundo. Considerações sobre os surdos. Educação inclusiva. O intérprete de LIBRAS. Escrita de LIBRAS – Signwriting. Os parâmetros da língua de sinais: a dactilologia, a orientação espacial, expressão gestual, a expressão facial e corporal. História da linguagem de sinais. Características próprias das línguas de sinais.
8. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 40h/a
Aquisição e desenvolvimento da escrita. A nova BNCC e a Alfabetização e Letramento. Análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças para interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita, considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização. Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças para interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita, considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização. Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
9. DIDÁTICA, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. – 40h/a
As modalidades organizativas do cotidiano escolar: o planejamento e as etapas de organização e execução. A didática e seus elementos metodológicos: suas dimensões filosóficas, epistemológicas e psicológicas. Currículo: os diferentes paradigmas no campo do currículo. As tendências tradicionais, crítica e pós-crítica. O processo de seleção, organização e distribuição do conhecimento. Conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais. O ato educativo e o espaço da sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

10. METODOLOGIA DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA – 30 h/a

Linguagem e comunicação na Nova BNCC. Tipos de linguagem: da leitura de símbolos à leitura formal. Leitura e produção de texto. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Métodos de Ensino. Construção da Escrita. Características e modalidade da língua escrita. Didática e contemporaneidade.

11. BASES NEUROLÓGICAS E COGNITIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM – 20h/a

Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Fracasso escolar, o fracasso da aprendizagem e obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.

12. ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO INFANTIS. 30 h/a

A Literatura Infantil nos primeiros anos escolares e literatura de projetos; análise das particularidades dos gêneros e aspectos constitucionais da configuração textual; a interface entre a intertextualidade e polifonia presente na produção; literatura de texto, enfatizando os estudos dos mecanismos de textualização como ferramenta para análise da própria produção. Literatura contemporânea: a desconstrução do medo de bruxaria, monstros e perdas; o novo paradigma da fada madrinha; a roupagem infantil da literatura.
13. DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. 30 h/a

A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no desenvolvimento humano. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e psicogenética de Henry Wallon. O papel da linguagem no desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem. A Aprendizagem e a construção do conhecimento nas teorias de Bandura, Ausubel, Gardner, Bruner, Rogers, Gagné e Keller. Discurso, texto e enunciação. Estratégias de escrita. Leitura, análise e produção de textos.
14. ENSINO DE LINGUAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 40h/a

Estudos dos conceitos de alfabetização, letramento e leitura. A formação do leitor. Encaminhamentos metodológicos de leitura da literatura para educação infantil e séries iniciais no Ensino Fundamental.
15. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO – 30h/a

Desenvolvido do material didático usado durante o ano letivo, análise e produção do material didático para a Alfabetização e Letramento baseados em estudos da alfabetização, letramento e cultura escrita e estudo e análise dos métodos de alfabetização.

16. O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – 30/h

Algumas concepções do lúdico (jogar e brincar); O jogo e o desejo de aprender; Abordagem comunicativa e o lúdico; Recreação e lazer numa perspectiva alfabetizadora. O lúdico e aplicação na prática de alfabetização. A utilização de oficinas, jogos e dinâmicas no desenvolvimento e no processo grupal. Experiências recreativas no ambiente escolar e fora dele. As regras, as normas e a ética aplicada às atividades numa visão de Alfabetização/Letramento.

17. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*

Carga Horaria total: 480h/a

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