contato@unifase.edu.br

contato@unifase.edu.br

0800 0420019

0800 0420019

SOBRE O CURSO

A promulgação da BNCC (2017), trazendo o Ensino Religioso como área
do conhecimento veio a estabelecer, definitivamente, esse componente no
contexto curricular brasileiro. Após anos de uma discussão sobre qual seria o conteúdo e a finalidade do Ensino Religioso na escola, finalmente há uma clareza quanto isso e muito mais: a BNCC estabelece uma epistemologia para o Ensino Religioso, acertadamente conectando-o aos saberes científicos oriundo da(s) Ciência(as) da(s) Religião(ões). 

Porém, a maior dificuldade para implementar essa diretriz está exatamente naqueles que devem executá-la. Pois não há professores suficientes formados e capacitados para trabalhar os conceitos que emanam da Antropologia, da Sociologia, da História das Religiões e da própria Ciência das Religiões. A fim de que o professor não propague preconceitos e inverdades no que se refere à religião e religiosidade é indispensável o estudo aprofundado da cultura e história das religiões, levando em conta os fatores sociais que são originados pelo processo de formação do Brasil, assentado no colonialismo. 

Além disso, o risco de usar o espaço pedagógico para o proselitismo ou a militância anticlerical só será reduzido por meio da compreensão mais ampla do fenômeno religioso e da função social do Ensino Religioso em um Estado laico, na perspectiva da inclusão, da diversidade e do respeito à experiência religiosa como elemento valioso da formação identitária dos sujeitos e família. 

Os gestores públicos e privados da educação, as lideranças sociais e eclesiásticas devem implicar-se dessa tarefa de assegurar que a prática pedagógica esteja compatível com o que exige a legislação e a BNCC, tanto por meio de cursos de capacitação, como também, através da supervisão pedagógica, revisando os planos de estudo, planos de aula e dialogando com esses profissionais a respeito de sua postura e ética.

Nesse sentido, o presente curso apresenta-se como uma proposta de
qualificação totalmente comprometida com os conceitos, valores e princípios expressos na BNCC, bem com atende a visão do FONAPER no que tange ao Ensino Religioso.

SOLICITE INFORMAÇÕES

PÚBLICO ALVO

Graduados da área da educação. O presente curso visa qualificar profissionais que já possuem formação de licenciatura nas mais diferentes àreas da educação, habilitando-os à docência no Ensino Religioso.

ESTRUTURA CURRICULAR

INTRODUÇÃO AO EAD
1. Fenômeno Religioso e outros conceitos fundamentais da(s)
Ciência(s) da(s) Religião(ões)
2. Religião, Estado e Educação
3. Trajetória e Legislação do Ensino Religioso no Brasil
4. Letramento Religioso: o uso pedagógico de textos sagrados
5. Tradição Religiosa I: O Cristianismo
6. Tradição Religiosa II: As grandes tradições religiosas do
Oriente.
7. Epistemologia do Ensino Religioso
8. Currículo do Ensino Religioso (BNCC)
9. Ensino Religioso e os Direitos Humanos: ética e cidadania
10. Práticas Pedagógicas em Ensino Religioso
11. TCC: Artigo ou Ensaio Científico

CARGA HORÁRIA TOTAL: 470hs

Skip to content