SOBRE O CURSO

No Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, o profissional da educação encontra todo conteúdo necessário para realizar sua preparação para atuar, eficientemente, nessa área, por meio da formação continuada que promove a atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico como o currículo, o planejamento, os métodos de ensino, a avaliação
da aprendizagem e a recuperação e adequação dos estudos. O Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento visa o aperfeiçoamento do conhecimento e a produção acadêmica no campo pesquisa e da prática docente pesquisa em Alfabetização e
Letramento.

Público Alvo

Professores licenciados em Letras, em pedagogia ou normal superior; professores da
educação básica; gestores escolares, entre outros profissionais

Estrutura Escolar

INTRODUÇÃO AO EAD – 15h/a
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de
aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de
aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20 h/a
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma
Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação
temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – 20h/a
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve
trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da
Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes
produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência
superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos
ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprenderensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL– 15h/aEstudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho.
Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal.
Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características
do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal.
Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As
competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de
competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo
das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação
está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações.
Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional.
Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e
Educação no futuro.
6. DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL – 40h/a
Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a
constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação
brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A
escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de
estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de
inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo
e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias
pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos
multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.
7. LÍNGUA DE SINAIS – 40h/a
LIBRAS, sua importância como primeira língua ao povo surdo. As fases que antecedem
ao bilinguismo: oralismo e comunicação total. A declaração de Salamanca: direito de
educação para todos, em especial ao respeito às peculiaridades das pessoas com
necessidades especiais. A inclusão no ambiente escolar no Brasil. A importância do
intérprete de LIBRAS. A informática como aliada à educação de surdos. A oficialização
de LIBRAS pela comunidade surda no Brasil: mudança de paradigmas (da visão clínicapatológica à cultura surda). Os surdos no mundo. Considerações sobre os surdos.
Educação inclusiva. O intérprete de LIBRAS. Escrita de LIBRAS – Signwriting. Os
parâmetros da língua de sinais: a dactilologia, a orientação espacial, expressão gestual, a
expressão facial e corporal. História da linguagem de sinais. Características próprias das
línguas de sinais.
8. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 40h/a
Aquisição e desenvolvimento da escrita. A nova BNCC e a Alfabetização e Letramento.
Análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a
palavra. Concepções das crianças para interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas
de ensino da leitura e escrita, considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e
de textualização. Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como
instrumentos para a proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para
a abordagem discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Análise das palavras e de suas
relações e identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças
para interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de
alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita,
considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização. Identificação
das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a proposição de
estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem discursiva da
oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
9. DIDÁTICA, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA
EDUCAÇÃO INFANTIL. – 40h/a
As modalidades organizativas do cotidiano escolar: o planejamento e as etapas de
organização e execução. A didática e seus elementos metodológicos: suas dimensões
filosóficas, epistemológicas e psicológicas. Currículo: os diferentes paradigmas no campo
do currículo. As tendências tradicionais, crítica e pós-crítica. O processo de seleção,
organização e distribuição do conhecimento. Conhecimentos conceituais, atitudinais e
procedimentais. O ato educativo e o espaço da sala de aula nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
10. METODOLOGIA DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA – 30 h/a
Linguagem e comunicação na Nova BNCC. Tipos de linguagem: da leitura de símbolos
à leitura formal. Leitura e produção de texto. Fundamentos gramaticais do texto escrito.
Métodos de Ensino. Construção da Escrita. Características e modalidade da língua escrita.
Didática e contemporaneidade.
11. BASES NEUROLÓGICAS E COGNITIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA
APRENDIZAGEM – 20h/a
Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios
afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Fracasso escolar, o
fracasso da aprendizagem e obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.
12. ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO INFANTIS. 30 h/a
A Literatura Infantil nos primeiros anos escolares e literatura de projetos; análise das
particularidades dos gêneros e aspectos constitucionais da configuração textual; a
interface entre a intertextualidade e polifonia presente na produção; literatura de texto,
enfatizando os estudos dos mecanismos de textualização como ferramenta para análise da própria produção. Literatura contemporânea: a desconstrução do medo de bruxaria,
monstros e perdas; o novo paradigma da fada madrinha; a roupagem infantil da literatura.
13. DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSTRUÇÃO DA LEITURA E
ESCRITA. 30 h/a
A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no
desenvolvimento humano. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica
da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e
psicogenética de Henry Wallon. O papel da linguagem no desenvolvimento do
pensamento e da aprendizagem. A Aprendizagem e a construção do conhecimento nas
teorias de Bandura, Ausubel, Gardner, Bruner, Rogers, Gagné e Keller. Discurso, texto e
enunciação. Estratégias de escrita. Leitura, análise e produção de textos.
14. ENSINO DE LINGUAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL – 40h/a
Estudos dos conceitos de alfabetização, letramento e leitura. A formação do leitor.
Encaminhamentos metodológicos de leitura da literatura para educação infantil e séries
iniciais no Ensino Fundamental.
15.PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO/
LETRAMENTO – 30h/a
Desenvolvido do material didático usado durante o ano letivo, análise e produção do
material didático para a Alfabetização e Letramento baseados em estudos da
alfabetização, letramento e cultura escrita e estudo e análise dos métodos de alfabetização.
16. O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – 30/h
Algumas concepções do lúdico (jogar e brincar); O jogo e o desejo de aprender;
Abordagem comunicativa e o lúdico; Recreação e lazer numa perspectiva alfabetizadora.
O lúdico e aplicação na prática de alfabetização. A utilização de oficinas, jogos e
dinâmicas no desenvolvimento e no processo grupal. Experiências recreativas no
ambiente escolar e fora dele. As regras, as normas e a ética aplicada às atividades numa
visão de Alfabetização/Letramento.
17. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*
Carga Horaria total: 480h/a

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