SOBRE O CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde e Segurança no Trabalho, objetiva a formação especializada na área, capacitando profissionais para intervenções dentro das organizações em projetos e planos de ação voltados qualidade de vida do trabalhador, agindo de forma preventiva frente ás condições de risco, consciente da necessidade de segurança, aspectos gerenciais e legais.

PÚBLICO ALVO

Graduados e/ou profissionais das áreas nas áreas de engenharia, gestão, saúde, ciências sociais, tecnologias e outras áreas afins.

Estrutura Escolar

1. INTRODUÇÃO AO EAD
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. LEGISLAÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR
Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho. Legislação em Segurança do Trabalho. Normas Regulamentadoras – NRs. Mapas, tabelas e formulários.
6. ERGONOMIA
História e evolução da Ergonomia. Fundamentos teóricos para análise e apreciação ergonômica. Aspectos ergonômicos físicos ambientais. Organização no trabalho. Norma Regulamentadora NR-17.
7. SEGURANÇA NO TRABALHO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A segurança do trabalho e sua importância dentro da empresa: conceito, definição, estudo do ambiente e condições de trabalho e riscos associados. Medidas de controle dos riscos de acidentes, EPI e EPC. Análise de acidentes e doenças do trabalho, prevenção, investigação, controle estatístico e ações da CIPA.
8. QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO TRABALHO
Qualidade de vida e saúde no trabalho: origem e evolução; conceitos e dimensões. Dificuldades e obstáculos na implantação de programas de qualidade de vida e saúde no trabalho: perspectivas e desafios, ética de workaholic; evoluções. Bemestar e felicidade nas organizações – qualidade de vida e saúde. Qualidade de vida e saúde no trabalho como expansão do conceito de “qualidade total”.

9. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Visão geral da administração estratégica. Processo de administração estratégica. Planejamento estratégico voltado à qualidade. Tendências e desafios para a administração estratégica.
10. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Papel da administração com recursos humanos em mudanças. Leis de oportunidades iguais de emprego. Recrutamento de candidatos. Testes e seleção de empregados. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Administração de relações trabalhistas. Segurança e medicina do trabalho.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*

Carga Horaria total: 390h/a

Deseja mais informações?
Skip to content