SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional visa refletir sobre os diferentes aspectos relacionados à construção do conhecimento escolar pelos alunos – especialmente no tocante à aprendizagem e às suas dificuldades – sensibilizando os profissionais da área para uma compreensão ampla e atualizada dos processos educacionais. O Curso possui um enfoque interdisciplinar onde se objetiva estabelecer diálogos entre a Pedagogia, a Psicologia e as várias áreas do conhecimento.

Estrutura Escolar

Disciplina C/H
1. INTRODUÇÃO AO EAD

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
15h
2. INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA

Introdução as teorias que embasam a Psicopedagogia, o histórico, o objeto de estudo, os campos de atuação, a identidade, a formação e a ética em na profissão. A Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (ABPp-RS), regulamentação da profissão. Áreas de estudo: Psicopedagogia clínica e institucional. Introdução do conceito de aprendizagem e da interdisciplinaridade na Psicopedagogia. 30h
3. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática. 20h
4. CORRENTES TEÓRICAS DA PSICOPEDAGOGIA

Estudo das principais correntes teóricas da Psicopedagogia. Estudo dos princípios de aprendizagem, com seus elementos, condições e aspectos procurando entender as defasagens que poderão surgir ao longo do desenvolvimento humano,
englobando as diferentes ações do psicopedagogo. 40h
5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
15h
6. DETECTANDO O PROBLEMA – O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL E CLÍNICO

Fundamentos do Diagnóstico Psicopedagógico. A Especificidade do diagnóstico psicopedagógico Institucional e clinico. Materiais, instrumentos do diagnóstico psicopedagógico Institucional e Clinico. Evolução histórica do diagnóstico. Tendências atuais. O processo de
diagnóstico em diferentes modelos de avaliação psicopedagógica.
60h
7. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA

Esboços dos Transtornos impeditivos da
aprendizagem. Dificuldades e transtornos da aprendizagem; classificação segundo CID 10 e
DSM-IV; bases etiológicas genéticas e ambientais das deficiências física, mental, sensorial; da dislexia, do
déficit de atenção hiperatividade; da epilepsia e dos transtornos globais do desenvolvimento.
60h
8. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar. As metodologias ativas de ensino.
20h
9. IDENTIFICANDO E ACOMPANHANDO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES

A escola regular e as deficiências. Politicas de Inclusão. A Observação, o encaminhamento, o diagnóstico psicopedagógico, o acompanhamento do aluno com deficiência em escolas regulares. Principais desafios.
40h
10. INTERVINDO NO PROBLEMA – UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Estudo teórico-prático da intervenção psicopedagógica nas abordagens clínica e institucional. Análise da interface entre as ações terapêutica e preventiva no
nos processos de ensino e aprendizagem. O jogo, a brincadeira e as atividades específicas como estratégias psicopedagógicas frente à diversidade. Procedimentos terapêuticos nos seus aspectos metodológicos e práticos voltados para a prevenção, reeducação e reabilitação do educando. Contribuições dos principais teóricos. O jogo e as dramatizações como auto-expressão da criança. O papel do psicopedagogo no ambiente e com os materiais do espaço psicopedagógico terapêutico. 40h
11. MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

Invenção social e histórica dos Números; Cardinalidade versus ordinalidade do número; Sistema de Numeração Decimal; Construção do número pela criança. Teoria dos campos conceituais; Adição Subtração; Multiplicação e Divisão. Obstáculos didáticos e epistemológicos na matemática. Os objetos matemáticos e suas representações. 30h
12. O ALUNO COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – AUTISTAS, ASPERGE E HIPERATIVIDADE

Histórico, conceitos e análise contextualizada dos problemas mentais. O valor dos sintomas em psicopatologia, as funções psíquicas infantis e a dinâmica que leva ao psicopatológico. Normalidade e anormalidade em psicopatologia infantil. Os
sintomas como forma de expressão dos conflitos e as estruturas psicopatológicas na infância. O modelo da psicopatologia do desenvolvimento da primeira infância e da idade escolar. Instrumentos aplicados para a avaliação e o psicodiagnóstico em psicopatologia infantil. Os testes projetivos e as entrevistas estruturadas. A psicopatologia clínica infantil abordando: Deficiência Mental, Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Asperger, Fobias, Depressão e Ansiedade Infantis, os Transtornos do Sono e as somatizações.

40h
13. ESTÁGIO CLÍNICO INSTITUCIONAL
Orientação do Estágio Institucional especializada voltada a compreensão do sujeito que aprende e da instituição na qual se insere, propiciando subsídios para a operacionalização da atuação pedagógica.
Orientação do Estágio Clínico Psicopedagógico com utilização dos instrumentos necessários ao atendimento clínico, oferecendo subsídios para a intervenção diagnóstica com o aprendente, familiares e escola. 150h
Carga Horária Total 560h
14. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 620h

*O TCC é opcional com custo adicional.
Na modalidade 100% EaD, você inicia os estudos a qualquer momento e onde quiser. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, você terá acesso a materiais complementares, Tutor online, Secretaria Acadêmica Virtual e outras ferramentas de contato para tirar suas dúvidas e potencializar os seus estudos.
Na modalidade semipresencial, você faz a sua pós-graduação a distância, com encontros virtuais por disciplina e com acompanhamento de um tutor presencial, no pólo EaD em sua cidade. E todos os demais acessos e ferramentas para tirar suas dúvidas e potencializar os seus estudos.

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