SOBRE O CURSO

Este curso possibilita ao aluno construir um corpo de discussões e oportunidades de análise para um planejamento de projetos educacionais que incluam elementos atualizados na área da Psicomotricidade. Além de Consolidar a educação psicomotora como uma ação preventiva no processo ensino aprendizagem.

PÚBLICO ALVO

Graduados das áreas da educação e saúde que atuam ou possam atuar na área educacional e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido com interesse em estudar as questões que envolvem a Psicomotricidade. O curso visa fornecer parâmetros para que esses profissionais contribuam para uma educação humanizada.

ESTRUTURA CURRICULAR
  1. INTRODUÇÃO AO EAD

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

  1. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.

  1. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.

  1. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.

  1. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.

  1. A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

  1. INTRODUÇÃO A PSICOMOTRICIDADE EDUCACIONAL

Serão abordados os fundamentos e o objeto de estudo da psicomotricidade. Visão histórica e atual da psicomotricidade e suas diferentes abordagens. O papel da psicomotricidade no contexto escolar e cultural. A importância da Inserção da psicomotricidade na educação infantil e no ensino fundamental e os respectivos desenvolvimentos motores e cognitivos.

  1. BASES NEUROLÓGICAS E COGNITIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Fracasso escolar, o fracasso da aprendizagem e obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.

  1. FISIOLOGIA DO MOVIMENTO

Elementos da fisiologia do movimento humano. Funções segmentares corporais na produção do movimento. Princípios mecânicos vinculados às estruturas ósteo-músculo-articulares. Anatomia e fisiologia da contração muscular. Aspectos posturais, locomotores e da preensão.

  1. FUNÇÕES PSICOMOTORAS

Fundamentação teórica pratica dos sete fatores psicomotores com referência o modelo de Luria. Organização dos sete fatores, confirmando a hierarquização vertical do modelo Luriano. A importância das relações entre o desenvolvimento das funções psicomotoras e a aprendizagem.

  1. OBSERVAÇÃO PSICOMOTORA

Estudo da observação da qualidade do perfil psicomotor da criança, na medida em que o trabalho permita visualizar, detectar e isolar muitas dimensões do processo de aprendizagem. Elaboração de estratégias educacionais para que o aluno desenvolva.

  1. PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Análise do desenvolvimento humano, na inter-relação das suas dimensões biológica, sociocultural, afetiva e cognitiva. Compreensão da relação entre desenvolvimento humano e processo educativo.

  1. PSICOMOTRICIDADE FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

A importância do corpo na construção do saber e na escola. O brincar e o brinquedo. Ludicidade e criatividade. Teoria e conceito do jogo com uma abordagem psicomotora. O corpo do aluno e o corpo do professor. Construção das funções psicomotoras. Comunicações não verbais, verbais e expressões afetivas. Construção subjetiva do corpo na dimensão do social. Intervenção psicomotora grupal. Intervenção psicomotora em instituições: família e escola.

  1. PSICOMOTRICIDADE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Estudo sobre dificuldades de aprendizagem. Relações entre dificuldades de movimento (criança dispráxica) e dificuldade de aprendizagem, consubstanciando o papel da motricidade na preparação do terreno às funções do pensamento e da cognição.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)* 

Carga Horaria total: 495h/a

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