SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neurociência Aplicada à Educação tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção, autorregulação (comportamentos de risco) e funções executivas (tomada de decisão, planejamento, raciocínio lógico, entre outros), a fim de melhorar e instrumentalizar a prática dos profissionais que atuam no
contexto educacional.

Público Alvo

Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, filósofos, professores de diferentes campos do conhecimento e outros profissionais da educação (diretores, coordenadores, orientadores educacionais).

Estrutura Escolar

INTRODUÇÃO AO EAD– 15h/a
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes
virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em
ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO- 20 h/a
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de
uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação,
definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR– 20h/a
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma
breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos
Credenciamento Presencial – Portaria MEC nº 1.281,
de 29/11/2018 – Publicada DOU de 30/11/2018
Credenciamento EAD – Portaria MEC nº 710 de
28/08/2020 – Publicada DOU de 31/08/2020multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a
identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e
atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel
dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um
“novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL– 15h/a
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de
trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social.
Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e
desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo.
Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e
aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As
competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360
graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do
planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na
Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo)
de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas
novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos
motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a
Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação
no futuro.
6. NEUROBIOLOGIA – 25h/a
Introdução ao estudo do sistema nervoso central, Neuroanatomia Funcional
básica. Desenvolvimento do sistema nervoso. Neuroplasticidade.
7. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO I – Introdução – – 40h/a
História da Neurociência. Neuropsicologia, Neuroeducação e
Neuropsicopedagogia. Análise das discussões sobre o objeto e o campo de
atuação. Bases anatômicas e fisiológicas do Sistema Nervoso; Estrutura do
neurônio e sinalização neuronal; Mecanismos excitatórios e inibitórios;
Estruturas corticais e subcorticais e suas funções; Neuroplasticidade
8. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO II – 40h/a
O sistema nervoso e os órgãos dos sentidos (anatomia/fisiologia). Centros
nervosos da aprendizagem e da memória. Centros nervosos da comunicação
verbal e escrita. Prontidão para a aprendizagem. Normalidade e anormalidade
psíquica. Desenvolvimento somáticopsíquico na infância e na adolescência.
9. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO III – 45h/aO objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos conhecimento básico do
processo de aprendizagem e memorização de informações. Relacionar o
conhecimento básico das estruturas cerebrais, suas origens e suas funções à
aprendizagem e formação das memórias para a melhoria do rendimento
acadêmico. Aprender a utilizar as informações sobre o sistema nervoso em
sala de aula no ensino, criando estratégias de aprendizado. Aplicar as
estratégicas neuroeducacionais nos estudos para melhoria do rendimento
acadêmico dos alunos.
10.PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA – 40h/a
Introdução à PNL e suas ferramentas pertinentes à educação. Rapport:
comunicação com excelência. Espelhamento, condução, movimento dos olhos.
Submodalidades, Modulação de Submodalidades, Níveis Neurológicos,
Mudança de História Pessoal. Sistema TOTS, Níveis Neurológicos.
11. PSICOMOTRICIDADE E DISTÚRBIOS PSICOMOTORES– 40h/a
A Psicomotricidade, conceito e áreas de atuação. O Desenvolvimento Motor e
as áreas da Psicomotricidade. Distúrbios Psicomotores. Taxonomia Motora
aplicada a crianças de 02 a 06 anos. Evolução Psicomotora dos 03 aos 06
anos. Educação Psicomotora na idade PréEscolar. Atividades e exercícios
psicomotores. O Exame Psicomotor.
12.ESTUDOS DO COMPORTAMENTO I– 40h/a
Estudar as teorias da Psicanálise de da Psicologia Analítica. Desvendar os
mapas que representam a visão de cada escola. Associar esse conhecimento ao
ambiente educacional e elencar os benefícios que essas escolas podem trazer
para a prática de sala de aula.
13.NEUROPSICOPATOLOGIAS: TRANSTORNOS E SÍNDROMES– 45h/a
Síndromes e transtornos neurológicos mais prevalentes na clínica da
neuropsicologia; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade
e Saúde (CIF); etiologia, fisiopatologia, sinais e sintomas, aspectos cognitivos e
neuropsicológicos de cada síndrome e transtorno; Avaliações; Reabilitação.
14.ESTUDOS DO COMPORTAMENTO II – 45h/a
Abordar o fenômeno do Humanismo dentro da Psicologia. A visão de
Abordagem centrada na Pessoa, P.E.R.M.A., Estado Flow, Comunicação não
violenta. Traçar um paralelo entre as 3 principais escolas de psicologia:
Comportamentais, Psicanalíticos e Humanistas.
15.MÚSICA E NEUROCIÊNCIA – 40h/a
Apresentação dos estudos neurocientíficos que relacionam a música como
uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento da aprendizagem.16.TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*
Carga Horaria total: 445h/a

Deseja mais informações?
Skip to content