SOBRE O CURSO

O curso é destinado aos profissionais da educação que buscam, por meio da formação continuada, atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico, entre eles o currículo, o planejamento, os métodos de ensino, a avaliação da aprendizagem e a recuperação dos estudos. Procedimentos que caracterizam a práxis pedagógica em prol da formação integral do ser humano. Para a sustentação de uma estrutura democrática, devem-se formar dirigentes, capazes de argumentar, discernir, de se indignar criticamente, que tenham consciência de seus limites e de suas obrigações.

Público Alvo

Professores licenciados em pedagogia ou normal superior; professores da educação básica; gestores escolares, entre outros profissionais.

Estrutura Escolar

1. INTRODUÇÃO AO EAD
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.
6. A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR
Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.
7. A GESTÃO DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA
As transformações sociais e a escola. Atribuições do pedagogo na gestão escolar. Gestão do ensino. Gestão democrática. A organização do currículo como ação determinante na gestão do processo de ensino. A gestão da avaliação da aprendizagem na escola. A gestão da avaliação institucional.

8. A GESTÃO ESCOLAR DE PESSOAS E DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Reconhecimento do valor e da complexidade do potencial humano. A gestão de inovação. A busca do conhecimento e do aprendizado. Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Sistema de captação e retenção de talentos. Educação para o trabalho e para a vida. Acompanhamento estratégico à performance. Plano estratégico de remuneração. Gerenciamento estratégico de processos organizacionais: principais características da orientação para processos; identificação e descrição do processo; análise do processo.
9. DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO ESCOLAR
Estrutura humana e técnica da gestão escolar. A universalização da educação e a necessidade da busca de excelência da educação. A participação da equipe pedagógica como fator determinante da gestão de qualidade. Princípios que norteiam o trabalho em equipe. Contexto atual do mercado e seus desafios.

10. DIREITO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Conceituação de política. A democracia no contexto político brasileiro. A participação política. Política e educação. Políticas públicas: conceito; direito à educação. Direito à educação à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sistema escolar e organização da educação brasileira. A estrutura do sistema escolar brasileiro. Plano Nacional de Educação (PNE): objetivos; prioridades. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As políticas de financiamento da educação brasileira. Direção e realização do ensino. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios.
11. FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR.
A administração escolar como eixo do trabalho pedagógico na escola. Histórico e principais teorias da administração. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos de organização, gestão, planejamento, participação e cultura organizacional. Princípios e características da gestão escolar participativa. Ação administrativa colegiada: compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas (conselho escolar e associação de pais, professores e funcionários). Conselho de classe. Participação estudantil e grêmio escolar. Papel do gestor escolar na organização do trabalho na escola. Experiências de gestão escolar.

12. GESTÃO ESCOLAR E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
O cenário da escola frente às mudanças sociais. Mudanças: por que elas acontecem. O cenário brasileiro frente às mudanças. Empreendedorismo: conceito; características do empreendedor; competências do empreendedor. Empreendedor de sucesso e a busca de oportunidades. Planejamento e empreendedorismo. Enfrentamento de desafios. Gestão na sociedade do conhecimento. Legislação educacional. A educação além dos muros da escola: educação formal, informal e não-formal. A educação e a busca da competência humana: caminhos a percorrer.
13. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Dimensão pedagógica da escola: educação; funções da escola; princípios. Dimensão administrativa da escola: sistema; organização; política; planejamento (educacional e pedagógico) e avaliação. Qualidade em educação na escola. Desenvolvimento organizativo. Políticas educacionais. Projeto Pedagógico da Escola: princípios organizativos; diagnóstico para elaboração do projeto (PPE). Organização das etapas de elaboração do Projeto Pedagógico da Escola (PPE). Avaliação institucional.
14. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E A GESTÃO ESCOLAR
Planejamento estratégico escolar. Alinhamento estratégico escolar. Planejamento financeiro. Previsão orçamentária. Terminologia empregada em diferentes momentos da previsão orçamentária. Cultura orçamentária. Base histórica de informações. Tipos de orçamentos. Previsão orçamentária e a gestão escolar. Estrutura do orçamento na gestão administrativa escolar. Materiais de alta mortalidade e de consumo. Formação do preço dos serviços educacionais. Construção de orçamento escolar de curto prazo.
15. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA GESTÃO ESCOLAR
Construção teórica da gestão escolar: paradigmas e tendências. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios. Empreendedorismo: conceito; competências e habilidades. Sistema escolar brasileiro: estrutura. Estrutura administrativa da educação básica: nível federal; nível regional; nível estadual; nível municipal. Políticas de financiamento da educação brasileira: recursos internos (públicos e privados); recursos externos (públicos e privados). Conceitos de democracia. Instâncias colegiadas de gestão: conselho de classe; conselho escolar; Associação de Pais, Professores e Funcionários; grêmios estudantis. Projeto Político Pedagógico (PPP). Mecanismos para escolha do dirigente escolar. Regimento escolar. Autonomia da escola. Empreendedorismo na educação. Formação continuada e valorização do profissional. Planejamento como instrumento de gestão. Avaliação como instrumento de gestão.

16. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*

Carga Horaria total: 445h/a

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