SOBRE O CURSO

O curso é destinado aos profissionais da educação que buscam, por meio da formação continuada, atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico, entre eles o currículo, o planejamento, os métodos de ensino, a gestão escola e a coordenação pedagógica, a avaliação da aprendizagem e a recuperação dos estudos. Procedimentos que caracterizam a práxis pedagógica em prol da formação integral do ser humano. Para a sustentação de uma estrutura democrática, devem-se formar dirigentes, capazes de argumentar, discernir, de se indignar criticamente, que tenham consciência de seus limites e de suas obrigações.

PÚBLICO ALVO

Professores licenciados em pedagogia ou normal superior; professores da educação básica; gestores escolares, entre outros profissionais.

Estrutura Escolar

1. INTRODUÇÃO AO EAD – 15h/a
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20 h/a
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – 20h/a
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar. As metodologias ativas de ensino.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL – 15h/a
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.
6. A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR – 25h/a
Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.
7. A GESTÃO DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA – 35h/a
As transformações sociais e a escola. Atribuições do pedagogo na gestão escolar. Gestão do ensino. Gestão democrática. A organização do currículo como ação determinante na gestão do processo de ensino. A gestão da avaliação da aprendizagem na escola. A gestão da avaliação institucional.

8. A GESTÃO ESCOLAR DE PESSOAS E DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS – 45h/a
Reconhecimento do valor e da complexidade do potencial humano. A gestão de inovação. A busca do conhecimento e do aprendizado. Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Sistema de captação e retenção de talentos. Educação para o trabalho e para a vida. Acompanhamento estratégico à performance. Plano estratégico de remuneração. Gerenciamento estratégico de processos organizacionais: principais características da orientação para processos; identificação e descrição do processo; análise do processo.
9. DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGOGICA – 35h/a
Estrutura humana e técnica da gestão escolar. A universalização da educação e a necessidade da busca de excelência da educação. A participação da equipe pedagógica como fator determinante da gestão de qualidade. Princípios que norteiam o trabalho em equipe. Contexto atual do mercado e seus desafios.

10. DIREITO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO – 25h/a
Conceituação de política. A democracia no contexto político brasileiro. A participação política. Política e educação. Políticas públicas: conceito; direito à educação. Direito à educação à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sistema escolar e organização da educação brasileira. A estrutura do sistema escolar brasileiro. Plano Nacional de Educação (PNE): objetivos; prioridades. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As políticas de financiamento da educação brasileira. Direção e realização do ensino. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios.
11. FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR. – 45h/a
A administração escolar como eixo do trabalho pedagógico na escola. Histórico e principais teorias da administração. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos de organização, gestão, planejamento, participação e cultura organizacional. Princípios e características da gestão escolar participativa. Ação administrativa colegiada: compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas (conselho escolar e associação de pais, professores e funcionários). Conselho de classe. Participação estudantil e grêmio escolar. Papel do gestor escolar na organização do trabalho na escola. Experiências de gestão escolar.
12. COORDENAÇÃO PEDAGOGICA I – 35h/a
Conceito de Coordenação pedagógica, Atividades docentes, Qualidade em educação, Projeto político-pedagógico e sala de aula. Planejamento, docência e avaliação e Formação continuada de professores.

13. COORDENAÇÃO PEDAGOGICA II – 35h/a
Gestão e participação pedagógica, Coordenação pedagógica e mediação do trabalho docente, Dimensão atitudinal, procedimental e conceitual, Agente de transformação da/na escola, Liderança, organização e dinamismo, Saberes técnicos e comprometimento social e político, Relacionamento interpessoal e o Trabalho coletivo.

14. GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃ PEDAGOGICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – 20h/a
O cenário da escola frente às mudanças sociais. Mudanças: por que elas acontecem. O cenário brasileiro frente às mudanças. Empreendedorismo: conceito; características do empreendedor; competências do empreendedor. Empreendedor de sucesso e a busca de oportunidades. Planejamento e empreendedorismo. Enfrentamento de desafios. Gestão na sociedade do conhecimento. A Coordenação pedagógica, Legislação educacional. A educação além dos muros da escola: educação formal, informal e não-formal. A educação e a busca da competência humana: caminhos a percorrer.
15. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 45 h/a

Dimensão pedagógica da escola: educação; funções da escola; princípios. Dimensão administrativa da escola: sistema; organização; política; planejamento (educacional e pedagógico) e avaliação. Qualidade em educação na escola. Desenvolvimento organizativo. Políticas educacionais. Projeto Pedagógico da Escola: princípios organizativos; diagnóstico para elaboração do projeto (PPE). Organização das etapas de elaboração do Projeto Pedagógico da Escola (PPE). Avaliação institucional.
16. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E A GESTÃO ESCOLAR – 35h/a
Planejamento estratégico escolar. Alinhamento estratégico escolar. Planejamento financeiro. Previsão orçamentária. Terminologia empregada em diferentes momentos da previsão orçamentária. Cultura orçamentária. Base histórica de informações. Tipos de orçamentos. Previsão orçamentária e a gestão escolar. Estrutura do orçamento na gestão administrativa escolar. Materiais de alta mortalidade e de consumo. Formação do preço dos serviços educacionais. Construção de orçamento escolar de curto prazo.
17. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGOGICA – 50h/a
Construção teórica da gestão escolar: paradigmas e tendências. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios. Empreendedorismo: conceito; competências e habilidades. Sistema escolar brasileiro: estrutura. Estrutura administrativa da educação básica: nível federal; nível regional; nível estadual; nível municipal. Políticas de financiamento da educação brasileira: recursos internos (públicos e privados); recursos externos (públicos e privados). A coordenação pedagógica, princípios e métodos. Conceitos de democracia. Instâncias colegiadas de gestão: conselho de classe; conselho escolar; Associação de Pais, Professores e Funcionários; grêmios estudantis. Projeto Político Pedagógico (PPP). Mecanismos para escolha do dirigente escolar. Regimento escolar. Autonomia da escola. Empreendedorismo na educação. Formação continuada e valorização do profissional. Planejamento como instrumento de gestão. Avaliação como instrumento de gestão.

18. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*

Carga Horaria total: 520h/a

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