SOBRE O CURSO

O curso de MBA em Gestão Educacional tem o objetivo de capacitar os profissionais nas modernas técnicas de gestão educacional com ênfase em pessoas, negócios, processos e projetos educacionais, enfatizando a formação, desenvolvimento e sistematização de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas dos profissionais que já atuam ou pretendem atuar em processos de tomada de decisão

Público Alvo

Professores licenciados em pedagogia ou normal superior; professores da educação básica; gestores escolares, entre outros profissionais.

Estrutura Escolar

1. INTRODUÇÃO AO EAD
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.
6. A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR
Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.
7. PENSAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO EDUCACIONAL
Contextualização do pensamento estratégico no campo da administração: paradigmas e teorias da administração e da estratégia organizacional. Perspectivas sistêmicas e complexas da gestão. Os desafios da formulação e implementação de estratégias em gestão e marketing educacional. Relações entre decisões estratégicas e as políticas de educação. Dinâmicas comunicacionais da gestão. Os discursos e a midiatização da gestão em contextos educacionais.

8. A GESTÃO DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEA
As transformações sociais e a escola. Atribuições do pedagogo na gestão escolar. Gestão do ensino. Gestão democrática. A organização do currículo como ação determinante na gestão do processo de ensino. A gestão da avaliação da aprendizagem na escola. A gestão da avaliação institucional.

9. A GESTÃO ESCOLAR DE PESSOAS E DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Reconhecimento do valor e da complexidade do potencial humano. A gestão de inovação. A busca do conhecimento e do aprendizado. Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Sistema de captação e retenção de talentos. Educação para o trabalho e para a vida. Acompanhamento estratégico à performance. Plano estratégico de remuneração. Gerenciamento estratégico de processos organizacionais: principais características da orientação para processos; identificação e descrição do processo; análise do processo.
10. DIREITO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Conceituação de política. A democracia no contexto político brasileiro. A participação política. Política e educação. Políticas públicas: conceito; direito à educação. Direito à educação à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sistema escolar e organização da educação brasileira. A estrutura do sistema escolar brasileiro. Plano Nacional de Educação (PNE): objetivos; prioridades. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As políticas de financiamento da educação brasileira. Direção e realização do ensino. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios.
11. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
A administração escolar como eixo do trabalho pedagógico na escola. Histórico e principais teorias da administração. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos de organização, gestão, planejamento, participação e cultura organizacional. Princípios e características da gestão escolar participativa. Ação administrativa colegiada: compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas (conselho escolar e associação de pais, professores e funcionários). Conselho de classe. Participação estudantil e grêmio escolar. Papel do gestor escolar na organização do trabalho na escola. Experiências de gestão escolar.
12. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Dimensão pedagógica da escola: educação; funções da escola; princípios. Dimensão administrativa da escola: sistema; organização; política; planejamento (educacional e pedagógico) e avaliação. Qualidade em educação na escola. Desenvolvimento organizativo. Políticas educacionais. Projeto Pedagógico da Escola: princípios organizativos; diagnóstico para elaboração do projeto (PPE). Organização das etapas de elaboração do Projeto Pedagógico da Escola (PPE). Avaliação institucional.
13. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA E A GESTÃO ESCOLAR
Planejamento estratégico escolar. Alinhamento estratégico escolar. Planejamento financeiro. Previsão orçamentária. Terminologia empregada em diferentes momentos da previsão orçamentária. Cultura orçamentária. Base histórica de informações. Tipos de orçamentos. Previsão orçamentária e a gestão escolar. Estrutura do orçamento na gestão administrativa escolar. Materiais de alta mortalidade e de consumo. Formação do preço dos serviços educacionais. Construção de orçamento escolar de curto prazo.
14. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA GESTÃO ESCOLAR
Construção teórica da gestão escolar: paradigmas e tendências. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios. Empreendedorismo: conceito; competências e habilidades. Sistema escolar brasileiro: estrutura. Estrutura administrativa da educação básica: nível federal; nível regional; nível estadual; nível municipal. Políticas de financiamento da educação brasileira: recursos internos (públicos e privados); recursos externos (públicos e privados). Conceitos de democracia. Instâncias colegiadas de gestão: conselho de classe; conselho escolar; Associação de Pais, Professores e Funcionários; grêmios estudantis. Projeto Político Pedagógico (PPP). Mecanismos para escolha do dirigente escolar. Regimento escolar. Autonomia da escola. Empreendedorismo na educação. Formação continuada e valorização do profissional. Planejamento como instrumento de gestão. Avaliação como instrumento de gestão.
15. ELEMENTOS DIGITAIS APLICADOS À EDUCAÇÃO
Introdução a TIC Educação; Ferramentas Online de apoio a Dinâmicas em Grupo; Conceitos de Objetos Educacionais Digitais; A Junção de Elementos Digitais e Elementos Físicos; Recursos técnicos para eventos online; Aproveitando as Redes Sociais em dinâmicas Educacionais; A importância do Treinamento Técnico;
16. A ESCOLA VIRTUAL
O que é a escola digital e como ela pode apoiar o processo de EAD: A escola virtual: qualidades, vantagens, funcionalidades e recursos; Uma relação com os ambientes existentes na escola física e seu equivalente na escola virtual; Modelos de Escolas Virtuais; Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais; Learning Management System (LMS) e Sharable Content Object Reference Model (SCORM); Cursos Abertos – Massificação Online; Bibliotecas Virtuais; Recursos da Escola Virtual: Youtube, Art Culture, Google, Maps, Fóruns, entre outros.
17. PRINCIPAIS SOFTWARES EDUCACIONAIS
Aprender sobre os principais softwares de ensino a distância; Comparar plataformas de ensino à distância: Moodle, Blackboard, Tidia-AE, Chamilo, Teleduc, Google Classroon, entre outros; Aprender a configurar um ambiente de aprendizagem; Aprender a gerir papéis em softwares educacionais; Aprender sobre os principais mecanismos de aula ao vivo.
18. A EDUCAÇÃO E AS GERAÇÕES
Mais que gerações, vivemos em grupos; “Porque no meu tempo…” aos Baby boomers; Geração X; Geração Y; Geração Z; Geração ALPHA; Oportunidades de Aprendizagem para cada Geração; Desafios e tendências para educação.
19. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa)*

Carga Horaria total: 480h/a

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