JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO CURSO

A Faculdade do Sertão Central EAD – FASEC EAD, buscando cumprir seu objetivo maior, a saber, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação e favorecer a formação profissional, apresenta o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Bibliotecas Públicas e Escolares. O valor tangível de um serviço de biblioteca pode ser avaliado pelo inventário de bens e equipamentos e pela avaliação do imóvel que ocupa. No entanto, o valor intangível se reflete no modo como seus “clientes/usuários/pesquisadores” se beneficiam das informações recuperadas em tempo hábil para a tomada de decisão.

No mundo atual, onde as decisões precisam ser tomadas com base em fontes confiáveis, fidedignas e autênticas, é possível observar o crescente reconhecimento da informação como um recurso a ser gerenciado com o mesmo investimento de tempo e dinheiro destinado aos demais recursos da organização.

No entanto, ainda há muito desconhecimento sobre a importância dos serviços de Biblioteca como um recurso estratégico no processo de gestão empresarial e na administração pública. Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Estratégica de Bibliotecas Pública e Escolares, justifica-se como uma proposta de formação multidisciplinar que possibilite o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que contribuam para a formação de um profissional com visão holística e foco na estratégia, capaz de conduzir atividades cotidianas do serviço de biblioteca de forma a agregar continuamente valores para atingir a excelência, sabendo executar o seu papel de forma a possibilitar que os objetivos globais da organização sejam alcançados.

Objetivo Geral Oportunizar aos participantes uma visão mais abrangente e atualizada do papel e da importância na Gestão Estratégica das Bibliotecas Públicas e Escolares, centros de cultura, possibilitando melhor acesso aos seus usuários, contribuindo desta forma para a democratização da informação.

Objetivos Específicos Formar profissionais especialistas com atuação na área cultural de âmbito público e particular para as Bibliotecas Públicas e Escolares; Contribuir no processo educação continuada dos profissionais, preparando-os na compreensão das mudanças acontecidas nas últimas décadas; Desenvolver competências necessárias à atuação dos profissionais nas áreas de gestão de bibliotecas públicas e escolares, centros culturais, bem como em cargos de direção e assessorias.

SOLICITE INFORMAÇÕES

ESTRUTURA CURRICULAR

  1. Arquivo, Memória e Patrimônio
  2. Gestão Documental
  3. Leitura e Produção de Textos
  4. Arquitetura da Informação
  5. Curadoria Digital em Unidades de Informação
  6. Gestão do Capital Humano
  7. Legislação Bibliotecária
  8. Estudo e Educação de Usuários da Informação
  9. Gestão de Biblioteca Escolar
  10. Projetos de Captação de Recursos
  11. Política de Desenvolvimento de Coleções em Unidades de Informação
  12. Gestão de Serviços e Produtos em Bibliotecas
  13. Políticas Públicas para Bibliotecas
  14. Gestão de Bibliotecas Públicas
  15. Práticas de Organização em Bibliotecas
  16. Conservação e Preservação de Documentos
  17. Mediação da Informação
  18. Marketing Digital em Unidades de Informação
Skip to content