SOBRE O CURSO

O curso de Pós Graduação Lato Sensu em educação infantil e ensino fundamental 1 e 2 visa oferecer aos participantes a oportunidade do desenvolvimento de competências cognitivas e técnicas aos profissionais que desejem atuar de acordo com os princípios e abordagens da educação infantil e do ensino fundamental, assim com conhecer as metodologias ativas no contexto da educação infantil e do Ensino Fundamental. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para
favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.

Público Alvo

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento, com atuação e/ou interesse nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, interessados em atualização de conhecimentos e qualificação profissional

Estrutura Escolar

INTRODUÇÃO AO EAD– 15h/a
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes
virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em
ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO- 20 h/a
Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de
uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação,
definição e ordenação temática.
3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR– 20h/a
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma
breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos
multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a
identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e
atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel
dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um
“novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL– 15h/aEstudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de
trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social.
Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e
desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo.
Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e
aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As
competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360
graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do
planejamento de carreira.
5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na
Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo)
de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas
novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos
motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a
Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação
no futuro.
6. PEDAGOGIA DE PROJETOS E APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROBLEMAS (PBL) – 40h/a
Entender e explorar como podemos trabalhar com projetos dentro da escola.
Integração dos projetos com as matérias clássicas do currículo escolar.
Conceitos de PBL e Perguntação. Método socrático e maiêutica. Aplicações de
PBL na sala de aula. Professor-tutor. Utilização de perguntação no ensinoaprendizagem. Despertar e incentivar a curiosidade.
7. SALA DE AULA INVERTIDA – 40h/a
Conceito e história da metodologia “Sala de aula invertida”. Conhecimento da
obra, teoria e prática de Jonathan Bergmann e Aaron Sams. Como planejar e
avaliar usando aula invertida. Conceito de Blended Education. Como aliar a
aula invertida a outras metodologias. Construção de aulas invertidas.
8. NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO – 40h/a
Estuda o cérebro e suas relações morfológicas e funcionais relacionadas aos
processos de aprendizagem, memória e técnicas de estudo. Analisa os
processos atencionais e sua importância no rendimento nos estudos.
9. HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS – 40h/a
Observação de aspectos sociais e emocionais dos alunos e como trabalhá-los.
Iniciativa, confiança, empatia, reconhecimento e controle de emoções,
autoestima. Reconhecimento de habilidades e competências pessoais.
Trabalhar com as múltiplas inteligências. O conceito de cinestesia e de
energia, o movimento como parte da educação e do conhecimento,
coordenação motora, limites e controle do corpo. Os cinco sentidos. Mudanças
físicas. Aprofundamento nas competências da BNCC.10.CULTURA MAKER – 40h/a
Conceito de Cultura Maker. Filosofia “Do It Yourself!” (o movimento da cultura
maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar
ou criar seus próprios objetos). Escola como espaço para experimentação e
prática do conhecimento. Escola como ambiente colaborativo de
aprendizagem. A máxima do “faça você mesmo” possibilita maior interação
entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo
inerente à proposta das chamadas metodologias ativas de ensino. Práticas
maker no cotidiano escolar. Associar o ensino à inovação e à prática como
propõe a BNCC.
11.PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE ENSINO – 40h/a
Concepções de planejamento de ensino. O planejamento participativo na
escola. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino.
Planejamento estratégico. Tipos de plano: componentes básicos. Ações
interdisciplinares. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação. Tipos,
métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no
contexto do sistema educacional brasileiro. Avaliação no contexto da
metodologia ativa.
12. DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL – 40h/a
Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a
constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação
brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A
escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de
estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de
inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo
e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática.
Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e
currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.
13. DIDÁTICA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO
FUNDAMENTAL – 40h/a
As modalidades organizativas do cotidiano escolar: o planejamento e as etapas de
organização e execução. A didática e seus elementos metodológicos: suas dimensões
filosóficas, epistemológicas e psicológicas. Currículo: os diferentes paradigmas no
campo do currículo. As tendências tradicionais, crítica e pós-crítica. O processo de
seleção, organização e distribuição do conhecimento. Conhecimentos conceituais,
atitudinais e procedimentais. O ato educativo e o espaço da sala de aula nos anos iniciais
do Ensino Fundamental.
14. EDUCAÇÃO, ARTE E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O
ENSINO FUNDAMENTAL -30h/aEducação, Arte e Corporeidade: relação entre educação, arte e corporeidade. Educação
sensível. Conceitos sobre arte e corporeidade. O ensino das artes. A arte como campo de
conhecimento. Arte, afeto e educação. O corpo como linguagem da arte. Movimento e
ludicidade como campos da educação. A arte e o corpo na escola. Educação como
linguagem da expressão artística. Aprender a criar, a apreciar e se comunicar por meio
das artes.
15. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO . -30h/a
Aquisição e desenvolvimento da escrita. Análise das palavras e de suas relações e
identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças para
interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de
alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita,
considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização.
Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a
proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem
discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Aquisição e desenvolvimento da escrita. Análise das palavras e de suas relações e
identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças para
interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de
alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita,
considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização.
Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a
proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem
discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A
nova BNCC e o processo de letramento.
16. ENSINO DE LINGUA(GEM) E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL -30h/a
Estudos dos conceitos de literatura, literatura infantil e leitura. A formação do leitor de
literatura infantil. A literatura infantil brasileira. Encaminhamentos metodológicos de
leitura da literatura para educação infantil e séries iniciais no Ensino Fundamental. A
nova BNCC uma contextualização.
17. ENSINO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -30h/a
A disciplina tem por objetivos discutir os fundamentos epistemológicos e
metodológicos das pesquisas em educação em ciências e em matemática, focalizando as
relações professor, aluno e conhecimentos (cotidiano escolar e científico) e suas
implicações na formação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
18. ENSINO DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL -30h/aA epistemologia da história e da geografia. Fundamentos teórico-metodológicos da
educação geográfica e histórica. A alfabetização/letramento em História e Geografia. A
didática no ensino de história e geografia: saberes e práticas. O uso das novas
tecnologias na educação geográfica. O estudo do meio ambiente numa perspectiva
interdisciplinar.
19.TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa com c/h adicional)*
Carga Horaria total: 560h/a

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