SOBRE O CURSO

O curso de Pós Graduação Lato Sensu em educação infantil e ensino fundamental 1 e 2 visa oferecer aos participantes a oportunidade do desenvolvimento de competências cognitivas e técnicas aos profissionais que desejem atuar de acordo com os princípios e abordagens da educação infantil e do ensino fundamental, assim com conhecer as metodologias ativas no contexto da educação infantil e do Ensino Fundamental. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.
PÚBLICO ALVO – Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento, com atuação e/ou interesse nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, interessados em atualização de conhecimentos e qualificação profissional.

Estrutura Curricular
  1. 1. INTRODUÇÃO AO EAD– 15h/a
    Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
    2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO- 20 h/a
    Métodos e Técnicas para a investigação de uma pesquisa científica. Etapas de uma Pesquisa. Instrumentos técnicos operacionais para investigação, definição e ordenação temática.
    3. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR– 20h/a
    Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar.
    4. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL– 15h/a
    Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mercado de trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Características do processo seletivo. Independência financeira. Conceito de Relação Interpessoal. Conceito e aplicação da Neurolinguística no Relacionamento Interpessoal As competências que mais impactam a carreira em Educação. Avaliação 360 graus de competências. Roteiro e metodologia para a confecção do planejamento de carreira.
    5. FUTURO, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO – 20h/a
    Visão geral sobre os conceitos de futuro, tendências e seus impactos na Educação. Estudo das ferramentas prospectiva e timelines (Linha do tempo) de futuro. Como a Educação está e continuará sendo transformada pelas novas tecnologias e perfil das novas gerações. Metodologias e recursos motivacionais adequados à nova realidade geracional. Introdução a Tecnologias Emergentes em Educação. Como serão as profissões e Educação no futuro.
    6. PEDAGOGIA DE PROJETOS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) – 40h/a
    Entender e explorar como podemos trabalhar com projetos dentro da escola. Integração dos projetos com as matérias clássicas do currículo escolar. Conceitos de PBL e Perguntação. Método socrático e maiêutica. Aplicações de PBL na sala de aula. Professor-tutor. Utilização de perguntação no ensino-aprendizagem. Despertar e incentivar a curiosidade.

    7. SALA DE AULA INVERTIDA – 40h/a
    Conceito e história da metodologia “Sala de aula invertida”. Conhecimento da obra, teoria e prática de Jonathan Bergmann e Aaron Sams. Como planejar e avaliar usando aula invertida. Conceito de Blended Education. Como aliar a aula invertida a outras metodologias. Construção de aulas invertidas.
    8. NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO – 40h/a
    Estuda o cérebro e suas relações morfológicas e funcionais relacionadas aos processos de aprendizagem, memória e técnicas de estudo. Analisa os processos atencionais e sua importância no rendimento nos estudos.
    9. HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS – 40h/a
    Observação de aspectos sociais e emocionais dos alunos e como trabalhá-los. Iniciativa, confiança, empatia, reconhecimento e controle de emoções, autoestima. Reconhecimento de habilidades e competências pessoais. Trabalhar com as múltiplas inteligências. O conceito de cinestesia e de energia, o movimento como parte da educação e do conhecimento, coordenação motora, limites e controle do corpo. Os cinco sentidos. Mudanças físicas. Aprofundamento nas competências da BNCC.
    10. CULTURA MAKER – 40h/a
    Conceito de Cultura Maker. Filosofia “Do It Yourself!” (o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos). Escola como espaço para experimentação e prática do conhecimento. Escola como ambiente colaborativo de aprendizagem. A máxima do “faça você mesmo” possibilita maior interação entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo inerente à proposta das chamadas metodologias ativas de ensino. Práticas maker no cotidiano escolar. Associar o ensino à inovação e à prática como propõe a BNCC.
    11. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE ENSINO – 40h/a
    Concepções de planejamento de ensino. O planejamento participativo na escola. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino. Planejamento estratégico. Tipos de plano: componentes básicos. Ações interdisciplinares. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro. Avaliação no contexto da metodologia ativa.
    12. DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL – 40h/a
    Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.
    13. DIDÁTICA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL – 40h/a
    As modalidades organizativas do cotidiano escolar: o planejamento e as etapas de organização e execução. A didática e seus elementos metodológicos: suas dimensões filosóficas, epistemológicas e psicológicas. Currículo: os diferentes paradigmas no campo do currículo. As tendências tradicionais, crítica e pós-crítica. O processo de seleção, organização e distribuição do conhecimento. Conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais. O ato educativo e o espaço da sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
    14. EDUCAÇÃO, ARTE E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL -30h/a
    Educação, Arte e Corporeidade: relação entre educação, arte e corporeidade. Educação sensível. Conceitos sobre arte e corporeidade. O ensino das artes. A arte como campo de conhecimento. Arte, afeto e educação. O corpo como linguagem da arte. Movimento e ludicidade como campos da educação. A arte e o corpo na escola. Educação como linguagem da expressão artística. Aprender a criar, a apreciar e se comunicar por meio das artes.
    15. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO . -30h/a
    Aquisição e desenvolvimento da escrita. Análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças para interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita, considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização. Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Análise das palavras e de suas relações e identificação das unidades menores do que a palavra. Concepções das crianças para interpretar a base alfabética da língua escrita. Relações oral-escrito e processo de alfabetização: o sistemático e o normativo. Práticas de ensino da leitura e escrita, considerando aspectos culturais, cognitivos, discursivos e de textualização. Identificação das coerções impostas pelos padrões da escrita como instrumentos para a proposição de estratégias de revisão de textos. Projeto didático para a abordagem discursiva da oralidade, a leitura e a escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A nova BNCC e o processo de letramento.

    16. ENSINO DE LINGUA(GEM) E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -30h/a
    Estudos dos conceitos de literatura, literatura infantil e leitura. A formação do leitor de literatura infantil. A literatura infantil brasileira. Encaminhamentos metodológicos de leitura da literatura para educação infantil e séries iniciais no Ensino Fundamental. A nova BNCC uma contextualização.
    17. ENSINO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -30h/a
    A disciplina tem por objetivos discutir os fundamentos epistemológicos e metodológicos das pesquisas em educação em ciências e em matemática, focalizando as relações professor, aluno e conhecimentos (cotidiano escolar e científico) e suas implicações na formação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
    18. ENSINO DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -30h/a
    A epistemologia da história e da geografia. Fundamentos teórico-metodológicos da educação geográfica e histórica. A alfabetização/letramento em História e Geografia. A didática no ensino de história e geografia: saberes e práticas. O uso das novas tecnologias na educação geográfica. O estudo do meio ambiente numa perspectiva interdisciplinar.

    19. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Optativa com c/h adicional)*

    Carga Horaria total: 560h/a

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