SOBRE O CURSO

A promulgação da BNCC (2017), trazendo o Ensino Religioso como área do conhecimento veio a estabelecer, definitivamente, esse componente no contexto curricular brasileiro. Após anos de uma discussão sobre qual seria o conteúdo e a finalidade do Ensino Religioso na escola, finalmente há uma clareza quanto isso e muito mais: a BNCC estabelece uma epistemologia para o Ensino Religioso, acertadamente conectando-o aos saberes científicos oriundo da(s) Ciência(as) da(s) Religião(ões). Porém, a maior dificuldade para implementar essa diretriz está exatamente naqueles que devem executá-la. Pois não há professores suficientes formados e capacitados para trabalhar os conceitos que emanam da Antropologia, da Sociologia, da História das Religiões e da própria Ciência das Religiões.

A fim de que o professor não propague preconceitos e inverdades no que se refere à religião e religiosidade é indispensável o estudo aprofundado da cultura e história das religiões, levando em conta os fatores sociais que são originados pelo processo de formação do Brasil, assentado no colonialismo. Além disso, o risco de usar o espaço pedagógico para o proselitismo ou a militância anticlerical só será reduzido por meio da compreensão mais ampla do fenômeno religioso e da função social do Ensino Religioso em um Estado laico, na perspectiva da inclusão, da diversidade e do respeito à experiência religiosa como elemento valioso da formação identitária dos sujeitos e família. Os gestores públicos e privados da educação, as lideranças sociais e eclesiásticas devem implicar-se dessa tarefa de assegurar que a prática pedagógica esteja compatível com o que exige a legislação e a BNCC, tanto por meio de cursos de capacitação, como também, através da supervisão pedagógica, revisando os planos de estudo, planos de aula e dialogando com esses profissionais a respeito de sua postura e ética.

Nesse sentido, o presente curso apresenta-se como uma proposta de qualificação totalmente comprometida com os conceitos, valores e princípios expressos na BNCC, bem com atende a visão do FONAPER no que tange ao Ensino Religioso.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar um Curso de Especialização que permita refletir, construir e qualificar o conhecimento da área da Ciência(s) da(s) Religião(ões) visando a docência no Ensino Religioso, valorizando situações da prática pedagógica voltada para a inovação, a afetividade, a tolerância e o conhecimento religioso, dentro da disciplina, bem como a elaboração de projetos interdisciplinares, habilitando professores para atuarem nesta área do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Aprofundar o conhecimento da área da Ciência(s) da(s) Religião(ões) e do Ensino Religioso, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural.
– Proporcionar momentos de reflexão relacionados a conteúdos da área das Ciência(s) da(s) Religião(ões)/Ensino Religioso;
– Conhecer e analisar concepções sobre diferentes matrizes históricas religiosas, respeitando seus princípios.
– Valorizar os princípios éticos e morais, bem como os valores da família, do altruísmo, da alteridade, do caráter, do respeito, da solidariedade, do trabalho, da lealdade, da amizade e da paz.
– Pesquisar e desenvolver seu próprio material pedagógico para aulas de Ensino Religioso.

PÚBLICO ALVO

Graduados da área da educação. O presente curso visa qualificar profissionais que já possuem formação de licenciatura nas mais diferentes àreas da educação, habilitando-os à docência no Ensino Religioso.

PÚBLICO ALVO
ESTRUTURA CURRICULAR
DISCIPLINA/EMENTA C/H
INTRODUÇÃO AO EAD

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

 

20h
1. Fenômeno Religioso e outros conceitos fundamentais da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões)

Compreender o fenômeno religioso e a religião a partir de dados antropológicos e socioculturais, como parte da educação ampla e contributo para a formação integral do cidadão através de uma visão sócio antropológica capaz de abranger as diversidades e, concomitantemente, sintonizar a singularidade do fenômeno religioso em si, enquanto direitos de aprendizagem do cidadão frente ao desejo de uma educação significativa.  Conhecer a respeito das Ciência(s) da(s) Religião(s) e seu surgimento no contexto da modernidade e do desenvolvimento das demais ciências.

60hs
2.        Religião, Estado e Educação

Compreender histórica e filosóficamente a relação entre Religião e Estado, no cruzamento com o campo educacional. Discutir o lugar que religião ocupou na sociedade em diferentes tempos históricos e como ela influenciou/definiu o contexto educacional em cada tempo. Analisar o lugar da Religião no Espaço Público no Estado Democrático de Direito no contexto das sociedades seculares do ocidente. Conceituar laicidade e laicismo, distinguindo-os jurídica e filosoficamente.

30hs
3. Trajetória e Legislação do Ensino Religioso no Brasil

Conhecer, discutir e interpretar a legislação nacional vigente para a disciplina de Ensino Religioso, compreendendo-a como elemento constitutivo do ornamento jurídico nacional à luz da Constituição e do processo histórico que a produziu. Analisar as possibilidades e limitações da disciplina dentro do contexto jurídico vigente e posicionar-se criticamente frente a leis que possam ferir os valores constitucionais, republicanos ou dos Direitos Humanos.

30hs
4. Letramento Religioso: o uso pedagógico de textos sagrados

Reconhecer os conceitos de Letramento e Letramento Religioso, no contexto dos Novo Estudos de Letramento. Conhecer os textos sagrados das diversas tradições religiosas. Analisar a contribuição dos textos sagrados para formação identitária, ética e cidadã dos indivíduos. Discutir as possibilidades e os limites do uso dos textos sagrados em sala de aula.

30hs
5. Tradição Religiosa I: O Cristianismo

Conhecer e analisar as concepções que baseiam o fenômeno religioso no Cristianismo, a grande religião histórica e contemporânea, que influencia o modo de vida ocidental. Observar a história do Cristianismo, suas principais teologias, crenças, valores e posições eclesiásticas. Estudar também as Igrejas e instituições cristãs que estão presentes no mundo e, em especial, no Brasil. Analisar, de forma reflexiva, os dados do IBGE a respeito da religiosidade dos Brasileiros.

60hs
6. Tradição Religiosa II: As grandes tradições religiosas do Oriente.

Conhecer o de forma sintética as maiores religiões do Oriente. Analisar história, crenças, valores, ritos e mitos do Islamismo, Confucionismo, Xintoísmo, Taoísmo, Budismo, Hinduísmo e Judaísmo.

60hs
7. Epistemologia do Ensino Religioso

Discutir o lugar do Ensino Religioso no campo científico, compreendo-o como a transposição didática da Ciência(s) da(s) Religião(ões). Compreender que não há dicotomia entre ciência e fé, compreendendo a dimensão na qual essa relação ocorre. Conhecer e analisar os principais conceitos empregados no Ensino Religioso, à luz da BNCC e do RCG.

30hs
8. Currículo do Ensino Religioso (BNCC)

Conhecer a proposta da BNCC de progressão longitudinal dos objetos de estudo em Ensino Religioso no decorrer do Ensino Fundamental. Analisar a relação entre os objetivos pedagógicos e as Competências do Ensino Religioso na BNCC, compreendendo-os como balizas para o trabalho pedagógico. Desenvolver planejamento de aulas a partir do currículo estadual/municipal, atravessado pelos conceitos da BNCC.

30h
9. Ensino Religioso e os Direitos Humanos: ética e cidadania

Compreender a relação entre o Ensino Religioso e a efetivação dos ideais do Plano Nacional para Educação em Direitos Humanos. Conhecer a história e os fundamentos dos Direitos Humanos, que estão fundamentados na moral e ética religiosa. Analisar de que forma a docência no Ensino Religioso pode contribuir para uma vivência ética e cidadã.

30hs
10. Práticas Pedagógicas em Ensino Religioso

Buscando pensar e repensar o fazer pedagógico do dia a dia da escola, nas aulas de Ensino Religioso, esta disciplina visa a analisar criticamente a prática pedagógica vigente e planejar aulas que efetivamente alcancem o aprendizado e a formação de um ser completo. Ao profissional são apresentadas algumas sugestões pedagógicas e dinâmicas para aulas de Ensino Religioso, visando a formalação de planos de aula criativos e conectados às habilidades propostas pela BNCC.

30hs
11. TCC: Artigo ou Ensaio Científico

Esta disciplina consiste em orientação à produção de um Artigo ou Ensaio Científico, sobre temática de interesse do estudante dentro da área do Ensino Religioso.

60h
CARGA HORÁRIA TOTAL: 470hs
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